COSMOS: A origem da Lua


A ORIGEM DA LUA

      A série de postagens "COSMOS: A Origem da Terra" publica a sua segunda postagem e agradece o sucesso da primeira que tratou da relação Sistema Solar X Geografia. Agora vou falar da teoria que explica a formação da Lua, além disso, irei explicar as principais influências desse satélite na Terra.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

  • A Lua tem 4,527 bilhões de anos.
  • Demora 27 dias para cumprir sua órbita no entorno da Terra.
  • A Lua é o único satélite natural do nosso planeta e o quinto maior do sistema solar.
  • A Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível.
      A Lua possui manchas negras, devido à grandes e antigos mares de lavas que ao passar do tempo secaram e escureceram. A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu o satélite pareça ter o mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total.

A ORIGEM DA LUA

      Quando a Terra estava tentando se equilibrar, um outro planeta, do tamanho de Marte se chocou contra o futuro Planeta Azul. A Terra já possuía uma crosta com diversos relevos, uma fina camada de atmosfera e, no mínimo, um oceano. Cerca de 2 milhões de anos depois da formação da Terra, um planeta se chocou contra ela, lançando diversas partículas no espaço, intensificou o sistema vulcânico fazendo com que a Terra tivesse que se reequilibrar.
      O outro planeta foi completamente destruído e seus destroços formaram a Lua que viria a ser fundamental para a vida na Terra. OBS.: grande parte do material do núcleo do corpo impactante, mais pesado, teria sido incorporado à Terra. Fonte: Cameron A. Harvard University, in Astronomy, Sept. 1998.

  • ESTE VÍDEO RETRATA O CHOQUE PLANETÁRIO E O FENÔMENO DE FORMAÇÃO DA LUA



NO QUE SE BASEIA ESSA TEORIA?

  1. Terra e Lua têm grande semelhança na composição química, o que não é comum no Sistema Solar entre planetas e seus satélites.
  2. Terra e Lua têm composição isotópica similar para o oxigênio, diferente daquela de Marte e também daquelas dos meteoritos, que provêm de outras partes do sistema.
  3. A densidade da Lua (3,4 g/cm³) é muito menor que a da Terra (5,5 g/cm³), indicando deficiência em ferro e núcleo interno relativamente pequeno (300km)

OUTRAS CURIOSIDADES

   A topografia da Lua tem sido medida através de altimetria laser e análise estereoscópica. A característica topográfica mais proeminente é a Bacia do Polo Sul-Aitken, com cerca de 2240 km de diâmetro, o que faz dela a maior cratera lunar e e maior cratera conhecida do Sistema Solar. Com 13 km de profundidade, a sua base é o ponto de menor altitude na Lua. A face oculta da lua tem uma altitude média cerca de 1,9 km superior à face visível.

      A presença de quantidades utilizáveis de água na Lua é importante para se considerar a viabilidade econômica de uma eventual colonização da Lua, uma vez que o transporte a partir da Terra seria economicamente inviável.

As fases da Lua:


E AS MARÉS?



GOSTOU? COMENTE!
NA PRÓXIMA POSTAGEM IREI FALAR SOBRE O SURGIMENTO DA VIDA NO NOSSO PLANETA.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
2 Comentários

2 comentários

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
7 de dezembro de 2014 às 16:47 delete

Irado esse trem de explosão dos planetas.
imagina se acontece de novo? rsrsrsrs

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
8 de dezembro de 2014 às 17:16 delete

Nossa obrigado!!!! Me ajudou no trabalho da escolaaa

Responder
avatar