COSMOS: Sistema Solar X Geografia


  • O blog "Geografia para que?" possui uma série de postagens intitulada "Volta ao Mundo" e agora inaugura mais uma série, "COSMOS: a origem da Terra". Essa série de postagens abordará a formação do nosso planeta e como os agentes externos influenciaram e influenciam na dinâmica da Terra e em nossas vidas.

SISTEMA SOLAR X GEOGRAFIA

   Atualmente, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), não é mais o papel da Geografia ensinar o Sistema Solar na escola, mas sim dos professores de Ciência e Física. Entretanto, para ensinar a origem da Terra, é preciso explicar a dinâmica e origem do Universo. Acredito que essa migração desse conteúdo para outra disciplina foi fundamental, os alunos indagavam muito o porquê de aprender o Sistema Solar duas vezes, além disso era preciso decorar duas vez todos os nomes dos planetas. Para que aprender isso na Geografia, para que decorar? 
      
http://veja.abril.com.br/assets/pictures/50685/Davi2-size-620.jpg?1317164415
      O Sistema Solar é composto por oito planetas, seis planetas anões, além de centenas de luas, cometas, asteroides e outros tipos de corpos celestes. Além dessas informações, o tamanho, forma e outras características dos planetas não são mais conteúdos que devem ser abordados pela Geografia, se consultarmos o PCN, veremos que o Sistema Solar nem ao menos é citado como assunto relevante na ciência geográfica. Precisamos saber disso, para que nós, professores de Geografia, não percamos tempo na sala de aula, já que o tempo é curto e corrido. 
http://www.brasilescola.com/geografia/sistema-solar.htm
      A Geografia, de fato, deve ensinar a origem da Terra, como as principais camadas (Núcleo, manto, crosta e atmosfera), entretanto, para ensinar a história geológica e a configuração física atual do planeta, devemos compreender alguns fatos que ocorreram e ocorrem no Sistema Solar. 
      Além disso, alguns conceitos da Terra, se aplicam para todos os outros plantes, como o núcleo, formação da atmosfera e dinâmica dos relevos, dentre outros. 


      Somente nesses assuntos que citei, já há um campo enorme e muito curiosos para trabalharmos na escola, e sabemos que não se trabalha esses conteúdos na escola. Por que? Por que não há tempo, o professor perde tempo descrevendo o espaço, explicando a nebulosa solar, formação de galáxias e o evento do Big Bang.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEsaRDdMJmk1XJyJF6gPFfa_HuKYibYeNeYsTOjJv3yu-YN9tThdcqacS9YJnNEPXmBcS4n_NQBGCqzuoFxtWDVVA6zT1B7Fvbnp0paMPyDr9yh0g7PZTbEwKEIYsaE0v_pNOs6cKOuoXH/s1600/terra_estrutura.jpg

      A Geografia é o estudo, descrição e análise das dinâmicas da relação Homem/Natureza, portanto, não há sentido e nem motivo para ensinar conteúdos específicos da astronomia, assuntos que competem à Ciência e/ou a Física.
      Essa série de postagem tentará ajudar a você, professor geógrafo, a direcionar suas aulas, quando o assunto for o Cosmos. Além disso, tem como objetivo também, trazer conhecimentos para alunos ou qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. Caso queira, mande sua sugestão de assunto e então o blog GPQ? o abordará. 

NA PRÓXIMA POSTAGEM FALAREMOS SOBRE O CHOQUE DE DOIS PLANETAS QUE SE ORIGINOU NA LUA.



      
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
2 Comentários

2 comentários

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
16 de novembro de 2014 às 23:24 delete

Essa informação é de suma importância!
Muitos professores não estão sabendo disso, vamos divulgar...
(Agenor)

Responder
avatar
Unknown
AUTOR
17 de novembro de 2014 às 13:39 delete

Isso mesmo, Agenor. Vamos divulgar, até porque se ganha tempo nas aulas de Geografia. Mas atenção, não é para deixar de ensinar sobre o Universo, apenas o foco que é outro.

Responder
avatar