Afinal, como surge uma montanha?

Alpes Suíços

AS MONTANHAS SEMPRE EXISTIRAM?

     Depende de quanto tempo você voltar no tempo e quando digo tempo, estou falando do geológico que possui uma escala de bilhões, mais precisamente 4,5 bilhões de anos. Se formos pensar na Terra como uma recém nascida, não havia montanhas, até porque o planeta era um aglomerado de poeira cósmica e depois ficou líquida. Algum tempo depois é que a Terra foi se solidificando e ai surgiu a crosta terrestre, onde iria se formar os relevos. 

     Nós desde pequenos representamos o relevo, o usamos como um lindo fundo para uma foto ou como papel de parede, mas, afinal, como surgiram?
     Quando a crosta terrestre se formou ela começou a ser trabalhada pelas forças endógenas da Terra. Imagine uma panela de pressão que possui um força interna que pressiona a tampa. Pois então, o chão em que pisamos sofre constantemente com essa força e quando a crosta não aguenta, trincas surgem, como por exemplo as falhas e fraturas geológicas, além das fronteiras entre as placas tectônicas. E é no contato dessas fissuras que o relevo acontece. Quando elas se afastam oceanos podem se formar, como o Atlântico. Quando as trincas se encontram, elas vão se enrugando e se sobrepondo. E assim nascem as cordilheiras. Mas então, se fosse assim, o mundo era para ter somente as cordilheiras ou relevos similares. Entretanto a erosão entra em ação, é ela quem vai modelar e "destruir" as montanhas num trabalho demorado e delicado através do vento, gelo, amplitude térmica, animais, vegetais, terremotos e a principal, a água.
      As cordilheiras são trabalhadas pela erosão e vão mudando suas formas e tamanhos, as serras brasileiras são esqueletos de antigas cordilheiras que chegaram a cerca de 6 mil metros e hoje poucas passam de 2 mil. Com o passar de milhões de anos o relevo acidentado pode se transformar em colinas, relevo típico de Minas Gerais (mares de morros), e ainda ficar aplainado, assim entrando em equilíbrio onde a erosão cessa. Mas a natureza nos surpreende e recomeça o processo soerguendo o relevo aplainado e o transformando novamente em uma montanha. Até hoje a Serra do Mar e os Andes, por exemplo, estão sento levantados pela força da terra.
      Infelizmente, nós só podemos ver indícios desses processos pois demoram milhões de anos para acontecer, mas o que importa são essas lindas paisagens que compõem o nosso planeta, além de serem objeto de estudo da Geografia. 
Dedo de Deus
Ilha de Páscoa
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
21 de dezembro de 2014 às 22:16 delete

Q loucura! Eu moro num morro e nunca parei para pensar na sua origem

Responder
avatar