GRADES DA EDUCAÇÃO: Vivendo um desafio.



Vivendo um desafio.


Sou o autor desse blog e faço graduação em Geografia Licenciatura na Universidade Federal de São João del-Rei. Já possuo uma certa experiência em lecionar e no início desse anos, um desafio apareceu! 

Tive a oportunidade de assinar um contrato com o estado para dar aula dentro de um manicômio judiciário na cidade de Barbacena - MG. Eu deveria aceitar?

A reunião de designação para o cargo foi realizada em uma escola convencional para atrair professores desavisados, pois o medo e preconceito existente sobre cadeias, é muito grande. Uma professora presente manifestou sua opinião e deixou claro a sua revolta e desprezo pela vaga de emprego. Essa mulher é contratada da escola onde ocorreu a designação e opinou sem ser chamada e sem ao menos ter relação com o que acontecia.


Imagem meramente ilustrativa.

O estado de Minas Gerais possui na sua constituição o direito de todos à educação, portanto, até os presidiários têm esse direito. Eu aceitei o desafio e estou dando aula para quinze homens que cometeram algum crime e que possuem atestado de insanidade. Eles estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental dentro da categoria de EJA. Sou o responsável pela Geografia e depois de quase dois meses, não enfrentei nenhum problema. Pelo contrário, eles são interessados e respeitosos. 

É claro que existe o risco, mas onde não há? Dentro da sala de aula, dois agentes penitenciários acompanham as aulas para oferecer mais segurança, os alunos já vão medicados e repletos de motivação para aprender mais.

Vale a pena enfrentar esse desafio, pois estou revendo os conceitos apresentados na universidade, refazendo os meus métodos pedagógicos e até mesmo, os meus conceitos sociais. 

REALMENTE, A EDUCAÇÃO VALE A PENA!  

 Irei divulgar um texto feito pelos próprios presidiários sobre a importância da água.
Vale a pena ler e vale a pena evidenciar como a educação pode mudar qualquer espaço social. 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
2 Comentários

2 comentários

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
5 de abril de 2015 às 17:37 delete

Nossa que coragem! Continue nos contando suas experiências por favor...

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
5 de abril de 2015 às 19:18 delete

|o| |o| :-bd que desafio massa!

Responder
avatar