VOLTA AO MUNDO: O Vulcão de Poços de Caldas



Famosa por suas águas minerais e sulfurosas e conhecida por ser a “Cidade das Rosas’’, a linda Poços de Caldas recebe turistas de todas as partes do País e estrangeiros que logo que chegam à cidade se encantam e desejam voltar. A advogada Karina Carvalho Messias, de 41 anos, é prova viva disso. Há 34 anos, ela e a família saíram da capital paulista para encontrar aconchego e qualidade de vida na cidade.

“O povo brasileiro precisa conhecer a cidade de Poços de Caldas porque, além de oferecer a beleza natural para ser apreciada, ela proporciona diversão, lazer, cultura e a oportunidade de desfrutar os pratos típicos mineiros, doces, queijos e outras maravilhas. Não troco Poços por nenhum outro lugar”, enfatiza Karina.



A história de Poços de Caldas começa no século 17, quando foram descobertas fontes e nascentes no fundo de um vulcão. Segundo estudos, há aproximadamente 70 milhões de anos na região onde fica a cidade mineira o vulcão estava ativo e a lava cobriu a região. Com o passar dos anos, ela se solidificou e foi coberta por rochas e a temperatura de 30ºC das águas de lá é herança dessa época. A cidade seria uma caldeira vulcânica e suas águas sulfurosas medicinais foram responsáveis pela prosperidade do município desde o início.

A beleza natural rodeia a cidade. A estância hidromineral é lembrada pelas águas termais, pelos diversos pontos turísticos, por seu patrimônio arquitetônico, com templos e palácios culturais, além de ser destino romântico de muitos casais que a escolhem para passar a lua de mel.





Observadores menos atentos, ao se depararem com a foto do satélite, acreditariam que as montanhas que circundam o planalto são, na verdade, a borda do vulcão e o interior do planalto, uma grande cratera de 800Km2 e 30Km de diâmetro. O geólogo Hélio Scalvi define esta cratera como uma caldeira. ‘Por muito tempo se acreditou que as caldeiras fossem bocas de grandes vulcões, originadas de extraordinárias explosões. Hoje, este conceito caiu e define-se a região como de origem vulcânica’, afirma.



Para comprovar a tese, Resk Frayha destaca a presença de vestígios de lava vulcânica apenas na parte interna do planalto. Se fosse mesmo um enorme vulcão, haveria presença de lava a centenas de quilômetros ao redor das montanhas, o que não ocorre. Na verdade, depois que a região se estabilizou, há cerca de 60 milhões de anos, houve diversas manifestações vulcânicas, sob a forma de pequenos vulcões, dentro do planalto. Segundo estudos geológicos, foram encontradas 13 estruturas circulares, que denunciam a presença de vulcões. Tal atividade deu origem às águas sulfurosas e às riquezas minerais que fazem do Complexo Alcalino de Poços de Caldas um dos mais notáveis do mundo e o único que tem a sua estrutura.

FONTE: NJ'B
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários